Veja quais são as 7 escadas mais bizarras do mundo

As escadas existem desde os tempos mais primordiais. Servindo para interligar uma região à outra, elas estão presentes em quase todos os lugares em que formos. Grandes aliadas ao cinema, muitas vezes se tornam palco para a fuga de um vilão ou algum confronto do gênero. E em outros momentos são usadas para salvar uma vida, como é o caso dos bombeiros.

Onde surgiu?
Sabe-se que os egípcios e os hebreus, por volta de 2000 antes de Cristo, foram os primeiros a construírem escadas. A finalidade delas antigamente era servir mais como itens de decoração. Se você visitar as grandes pirâmides do Egito, vai compreender essa função. Elas eram utilizadas mais como adornos para túmulos e monumentos, e não necessariamente para ‘subir’.

Hoje em dia, a diversidade de escadas existentes é incontável. Todas elas seguem um princípio básico de medidas para serem seguras. Você sabia que 1 centímetro a mais em algum degrau pode ser suficiente para que qualquer pessoa que suba essa escada acabe tropeçando? Pode parecer brincadeira, mas toda a engenharia por trás dessa incrível invenção faz diferença.

Certos construtores resolveram inovar, até mesmo abriram mão da segurança de quem às usasse. Confira algumas delas:

1- Localizada em Oaxaca de Juárez, no México. Cuidado para não torcer um tornozelo com essa escada aqui!

2- Essa escada aqui é considerada uma das mais sinistras do mundo pela sua complexidade. Localizada em Angkor Wat, Camboja, um templo inicialmente hindu e depois budista, a escadaria é tão inclinada que algumas pessoas usam as mãos para conseguirem subir. Sua inclinação é de aproximadamente 70%. Alguns guias de viagem, relatam que a dificuldade para escalar foi proposital para as pessoas entenderem como é difícil conseguir chegar até o céu.

3- Localizada em Forli, Noruega, essa escadaria é de arrepiar qualquer um. É a trilha da estação de energia Forli, com mais de 740 metros de altura e mais de 4 mil degraus, todos de madeira e sem qualquer apoio. Toparia encarar?

4- Essa escada em espiral se encontra nas montanhas Taihang na China. Essa imagem aérea já nos demonstra o quão incrível essa construção é. Para descer é fácil, agora pra subir, quero só ver o fôlego.

5- Conhecida como “Estrada para o céu”, essa escadaria se localiza no Havaí. Feitas de metal, essas escadas foram construídas durante a segunda guerra mundial para instalar fios de comunicação no alto dos morros. Especialmente está da foto, foi interditada para o público em 1987 por ser completamente perigosa. Até os dias de hoje é vigiada por guardas para impedir a visitação pública.

6- Localizada em uma província da China, essa escada super inclinada nos leva ao Monte Hua Shan. Quem sobe conta apenas com o apoio dessas correntes.

7- Essas antigas escadas são reconhecidas pela sua arte geométrica distinta. São encontradas em Rajasthan, Índia.

Você teria coragem de se aventurar em alguma destas escadas? #Curiosidades #imagens

 

ff

Veja também

loading...