Os significados das fezes – a cor e o formato das fezes revelam muita coisa!

Você pode ou não acreditar, mas suas fezes podem revelar muitas coisas ! está curioso ? então vamos lá!

thumb

Parece algo instintivo e muito natural, afinal quem não costuma dar uma espiadinha em sua “obra” depois de concluí-la?.. E na internet o assunto é tão popular, que não faltam piadinhas com os vários tipos de cocô que podem existir…

tipos-de-coco-piada

Mas, piadinhas à parte, esse assunto pode ser cientificamente revelador, e isso mostra que o costume de olhar as fezes podem ter uma razão bastante prática: analisar seu estado de saúde!

O cocô normalmente tem cor marrom por causa do da presença de estercobilina, e qualquer variação de tonalidade pode indicar mudanças importantes. Claro que variações esporádicas são normais, mas se essas alterações perduram por vários dias, então podem ser um indício importante, capazes de salvar a sua saúde!

 

escala-de-fezes-de-bristol

Preparamos uma superlista com as curiosidades mais interessantes, que podem revelar muita coisa sobre seu corpo e seu estado de saúde analisando apenas o formato e a coloração de suas fezes! Acompanhe a superlista científica dos significados do cocô:

 

cor-das-fezes-coco-amarelo

Além de ter um cheiro muito pior do que o normal, o cocô amarelado é considerado pelos médicos como um sinal de alerta. Fezes amarelas sinalizam que o organismo está eliminando muita gordura com as fezes, e isso pode significar várias coisas, principalmente que sua dieta está com altos níveis de gordura (o que obviamente não é nada saudável)… outra explicação seria algum processo atípico do organismo, e se essa condição de fezes amareladas persistir por muito tempo, é melhor consultar um médico.

 

cor-das-fezes-coco-cinza-ou-branco

Isso indica que seu cocô está com uma baixa quantidade de estercobilina (substância que tem cor amarronzada), e pode ser um forte indício de problemas no fígado, pâncreas ou na vesícula biliar. Se essa condição de cocô cinza perdurar por vários dias, é recomendável procurar  um médico.

 

cor-das-fezes-coco-preto

Essa coloração das fezes costuma também ser acompanhada do pior cheiro possível… Fezes dessa cor podem surgir esporadicamente, após a ingestão de certos alimentos como o vinho, por exemplo, mas geralmente indicam problemas de digestão, estômago e até infecções.

 

cor-das-fezes-coco-verde

A não ser que você seja vegetariano, cores esverdeadas na fezes podem significar infecção por bactérias… e aí vale aquela que sempre vemos nos comerciais de medicamentos: se o problema persistir um médico deverá ser consultado!

 

cor-das-fezes-coco-vermelho

A não ser que você tenha comido alimentos de cor vermelha forte, como beterraba por exemplo, essa cor pode ser sinal de problemas sérios… a cor vermelha do cocô por vários dias sinaliza algum tipo de ferimento interno, como sangramento do tubo digestivo, hemorroidas ou fissuras anais

 

cor-das-fezes-coco-cilindrico

É considerado pelos médicos como o formato “normal” das fezes, já que esse é o formato do nosso intestino. Mas variações podem ocorrer, e não necessariamente significam algum problema, já que diferentes tipos de alimentos podem influenciar nesse formato.

cor-das-fezes-coco-bolinhas

Muito comum nas pessoas com prisão de ventre (ou “intestino preso”), esse formato indica que o cocô levou muito mais tempo do que o normal para concluir seu trajeto, e por isso acaba perdendo muita água no processo. Fezes assim, além de causarem muito desconforto abdominal, podem desencadear problemas de hemorroidas e ferimentos no ânus, por isso vale a pena consultar um médico para tentar evitar que seu cocô seja sempre assim

cor-e-forma-das-fezes-coco-tiras-finas

Na maioria dos casos é apenas um sinal de que a pessoa anda forçando demais para evacuar, mas pode também significar um problema mais sério, como uma obstrução intestinal… então vale a pena consultar um médico se o problema persistir.

cor-e-forma-das-fezes-coco-diarreia

A conhecida diarreia é causada pela má absorção de líquidos pelo sistema digestivo, e pode surgir por várias razões: como comer algo que você não está acostumado, infecções, alimentos estragados e como efeito secundário de alguma doença. Por isso vale aqui também a velha dica dos comerciais de medicamentos: se o problema persistir um médico deverá ser consultado!

ff

Veja também

loading...