Aberta Primeira Tubulação de Cerveja do Mundo

Cervejaria em Bruges construiu uma tubulação de 3.300 metros não para as casas na cidade, mas à sua própria planta engarrafadora

thm

O primeiro encanamento de cerveja do mundo foi inaugurado em 15 de setembro na cidade belga de Bruges.

O encanamento começa, como seria de supor, em uma cervejaria, a venerável cervejaria De Halve Maan, tem um comprimento de 3.300 metros e pode transportar 4.400 litros de cerveja por hora. Mas, infelizmente, a tubulação não segue para as casas da cidade nem para seus bares ou restaurantes. Em vez disso, ela termina – na própria planta de engarrafamento da cervejaria!

Cervejaria de Halve Maan no centro de Bruges
Cervejaria de Halve Maan no centro de Bruges

Como a cervejaria foi estabelecida em 1856 no centro de Bruges, ela não poderia se expandir em seu local principal, mas teve que construir sua nova planta de engarrafamento fora da cidade. Como o esperado, o projeto está estimulando a fantasia dos habitantes de Bruges e gerou um monte de piadas.

Por exemplo, uma ilustração com o texto “De repente, o número de arqueólogos amadores da cidade aumentou dramaticamente” mostra pessoas cavando poços de seus porões para alcançar a tubulação subterrânea (ver ilustração).

O arqueologista amador de Bruges cavando até a tubulação de cerveja

Antes que a tubulação fosse concluída, a cada hora um pesado caminhão-tanque tinha que carregar a cerveja pelas ruas estreitas do centro da cidade de Bruges, que é um patrimônio mundial da UNESCO. Foi por isso que o prefeito da cidade resolveu colaborar quando o proprietário da cervejaria, Xavier Vanneste, cuja família está operando a cervejaria há seis gerações, propôs construir o duto de cerveja.

O custo do empreendimento ambicioso era mais de quatro milhões de euros. Dez por cento da soma foi levantada através de uma campanha online de financiamento coletivo lançada em julho de 2015. Cada colaborador foi recompensado com cerveja para a vida toda na proporção da sua contribuição. A construção da tubulação começou em 14 de dezembro de 2015.

O encanamento foi concebido por uma empresa especializada. Ele incorpora um sistema de controle especialmente desenvolvido que, de tempos em tempos, limpa e enxágua os tubos para garantir o padrão de higiene da cerveja. Os tubos são de plástico de alta qualidade e, em sua maioria, foram colocados a dois metros de profundidade, mas também atingem uma profundidade de 34 metros. Em determinado local, a tubulação pode ser vista através de um buraco coberto no pavimento.

Vamos apenas esperar que nenhum desses arqueólogos use esse buraco para drenar a cerveja…

 

Fonte: http://www.eatglobe.pt/news/drinks/2561-world-s-first-beer-pipeline-opened.html
ff

Veja também

loading...